quarta-feira, 25 de junho de 2014

Interfaces entre o Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita.


Tíitulo: Interfaces entre o Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita.

Objetivo: proporcionar aos profissionais de Educação o conhecimento dos estágios do desenvolvimento da linguagem oral, os quais se tornam imprescindíveis para o aprendizado do código escrito.

Data: 26/06/2014

Horario: 8h30 às 12h30 - quinta-feira

Palestrante: Kátia Badin
Formação: fonoaudióloga; Especialista em Motricidade Oral, Cefac; pós-graduada em Fonoaudiologia Clínica, Unesa; possui aprofundamento em Eletromiografia de Superfície, Atlanta - EUA; membro da diretoria da Abenep; docente nos cursos de Especialização em Saúde Mental e Neuropsicologia, na Santa Casa, e de Motricidade Oral, na Universidade Veiga de Almeida.

 
Programação: reflexão sobre as teorias de aquisição da linguagem; estágios do desenvolvimento linguístico infantil – fonético/fonológico, morfossintático, semântico, pragmático; capacidades prévias para o aprendizado formal – vocabulário, fluência verbal, consciência fonológica, memória de trabalho; correlação entre desempenho em tarefas verbais e escritas.
Inscrições:www.appai.org.br

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Leitura para aquecer as discussões - próximo encontro 7 de junho

Queridos leiam o caderno 2 para sábado.Segue um roteiro para orientar a leitura. Mas não será preciso entregar nada escrito. Apenas para aquecer as discussões...

CADERNO 2

ESTUDO DIRIGIDO DO SEGUNDO CADERNO DO PNAIC/ MATEMÁTICA
  
1-    O que é senso numérico?
2-      Explique e exemplifique o termo “correspondência um a um”.
3-    Que relações básicas são importantes para o desenvolvimento do conceito de número?
4-    Quais são os objetivos da atividade do Jogo Pega Varetas?  É possível fazer com sua turma? Faria alguma variação?
5-    Que procedimento o homem criou para controlar a contagem de grandes quantidades e torná-la mais eficiente?
6-    Quais objetivos e conceitos foram trabalhados nas atividades “O Sítio Animado”? e “As argolinhas”?
7-      Qual significado do termo “sentido numérico”?
8-      Quais aspectos devem ser considerados a respeito do sentido numérico?
9-    Qual a função social do número, mais trabalhada na escola e quais as outras que são menos trabalhadas?
10- Quais os indicadores de aquisição do sentido numérico, segundo Spinillo?
11-  Agora que você já sabe  quais os indicadores de aquisição do sentido numérico, responda: Você proporciona boas situações para que seus alunos desenvolvam o sentido numérico?
12- O que é cálculo mental? Qual sua importância?
13- Que relação podemos estabelecer entre o cálculo mental, os pontos de referência e a estimativa?
14- Defina “julgamento quantitativo” Que atividade o caderno sugere para trabalhar esse conceito?
15- Qual relação o caráter gerativo do Sistema de Numeração decimal pode ter com a aprendizagem do conceito de unidade, dezena, centena?
16- Exemplifique a noção de equivalência.
17-  O que significa a expressão “suporte de representação”?
18- Quais as funções sociais do número?
 19- O que podemos fazer enquanto educadores e alfabetizadores para que nossos alunos ganhem conhecimento numérico?
 20- Quais as hipóteses que as crianças têm sobre o sistema de escrita numérica?



Trabalho pessoal