CADERNO 2
ESTUDO DIRIGIDO DO
SEGUNDO CADERNO DO PNAIC/ MATEMÁTICA
1-
O
que é senso numérico?
2-
Explique
e exemplifique o termo “correspondência um a um”.
3-
Que
relações básicas são importantes para o desenvolvimento do conceito de número?
4-
Quais
são os objetivos da atividade do Jogo Pega Varetas? É possível fazer com sua turma? Faria alguma
variação?
5-
Que
procedimento o homem criou para controlar a contagem de grandes quantidades e
torná-la mais eficiente?
6-
Quais
objetivos e conceitos foram trabalhados nas atividades “O Sítio Animado”? e “As
argolinhas”?
7-
Qual
significado do termo “sentido numérico”?
8-
Quais
aspectos devem ser considerados a respeito do sentido numérico?
9-
Qual
a função social do número, mais trabalhada na escola e quais as outras que são
menos trabalhadas?
10- Quais os indicadores de aquisição do
sentido numérico, segundo Spinillo?
11- Agora que você já sabe quais os indicadores de aquisição do sentido
numérico, responda: Você proporciona boas situações para que seus alunos desenvolvam
o sentido numérico?
12- O que é cálculo mental? Qual sua
importância?
13- Que relação podemos estabelecer entre
o cálculo mental, os pontos de referência e a estimativa?
14- Defina “julgamento quantitativo” Que
atividade o caderno sugere para trabalhar esse conceito?
15- Qual relação o caráter gerativo do
Sistema de Numeração decimal pode ter com a aprendizagem do conceito de
unidade, dezena, centena?
16- Exemplifique a noção de equivalência.
17- O que significa a expressão “suporte de
representação”?
18- Quais
as funções sociais do número?
19- O
que podemos fazer enquanto educadores e alfabetizadores para que nossos alunos
ganhem conhecimento numérico?
20- Quais as hipóteses que as crianças têm
sobre o sistema de escrita numérica?
Nenhum comentário:
Postar um comentário